Na manhã do último dia 14 de abril, a prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Maranhão, entregou para mais de 30 artesãos, a Carteira Nacional de Artesanato. 

Esse documento é uma espécie de identidade que formaliza a profissão, isenta o artesão do ICMS e permite a esses profissionais uma série de benefícios, como a possibilidade de participar de grandes feiras dentro e fora do estado e de editais. 

Esse registro faz parte do programa Artesanato do Maranhão, criado pelo Governo do Estado em dezembro de 2015, com a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo. As carteiras são gratuitas e só podem ser emitidas mediante ao cadastro, que pode ser feito na SEMTUR.

Segundo o secretário da SEMTUR, Urubatan Neto, o benefício chegou a São José de Ribamar após a prefeitura assinar um termo de cooperação técnica com o Estado. "Nós sabemos que esse é um momento difícil para nossos artesãos, então, por ordem do nosso prefeito Dr. Julinho, estamos sempre em busca de benefícios para essa classe" disse o secretário.



Para a artesã Carla Andrea, o documento é uma conquista. "Estou muito feliz em poder formalizar minha profissão, que agora pode ser reconhecida como fonte de comprovação de renda. Essa carteira pode me abrir muitas portas" destacou Carla. 

Na ocasião, os artesãos presentes receberam cestas básicas doadas pela Secretaria Estadual de Turismo.



1 Comentários

Deixe aqui seu comentario:

  1. Essa carteira do artesão eu dou graças a Deus e a secretária do estado por obter , porque eu corri atrás,artesão em Ribamar não é visto e nem lembrado , essa história d dizer que fazem por nós é mentirae ntra prefeito e sai prefeito continua a mesma coisa , nós artesãos por nós mesmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz