Por conta do alto preço das operadoras de TV a cabo, o sinal da IPTV ganhou bastante popularidade no Brasil nos últimos anos. No entanto, uma recomendação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) pode pôr fim aos determinados serviços. Mas qual o motivo para esse bloqueio? Leia nosso artigo abaixo e entenda o que pode acontecer.

O que é o IPTV?

Mesmo com o grande número de streamings pelo Brasil, um aparelho nunca sai de moda quando falamos de entretenimento: a televisão. Porém, como citamos anteriormente, os preços praticados pelas operadoras de TV a cabo se tornaram cada dia mais exorbitante o que tem afastado mais e mais assinantes.

Foi nessa atmosfera, que foi criado um sistema operacional de canais, principalmente privados, que funciona com internet, liberando sinais disponíveis de outras operadoras. A ele, deu-se o nome de IPTV e apesar de existirem modelos legalizados que oferecem opções de transmissões abertas e fechadas, na prática, isso pode significar pirataria.

Assim, como todos sabem, pirataria é crime e pode render ao infrator uma pena de dois a quatro anos e também aplicação de multa segundo o artigo 184 do Código Penal Brasileiro sobre direitos autorais.


Bloqueio do sinal IPTV

Como colocado acima, há sinais perfeitamente legalizados de canais que funcionam a partir do endereço IP do usuário. Bons exemplos são a Globoplay (que oferece canais Globosat e sinal aberto da Rede Globo), Claro TV (com sua TV a cabo por assinatura e internet), Pluto TV (com mais de 100 canais gratuitos), dentre alguns outros.

Assim sendo, o que ANATEL pretende acabar são com os sinais ilegais que são, infelizmente, os mais comuns. Em entrevista concedida no mês de julho, o superintendente de fiscalização do órgão, Hermano Tercius, disse que a estratégia de bloqueio deve estar definida no primeiro semestre de 2023.

A saber, serão serão utilizadas ferramentas que irão detectar quais equipamentos de IPTV podem ser considerados irregulares e dessa maneira serem bloqueados permanentemente. Além disso, por conta da prática ilegal, o consumidor ou usuário não poderá recorrer a nenhum atendimento seja em qual esfera for.

Riscos de quem possui o equipamento

Por se tratar da configuração de um crime, por isso só tal fato deveria criar uma espécie de distanciamento com o uso dos aparelhos IPTV irregulares. Isto porque há penas judiciais tanto para quem vende como para quem compra o serviço. Contudo, ainda há outros danos que podem ocorrer com quem usa essa ferramenta ilegal.

Só para ilustrar o tamanho do problema, qualquer pessoa que utilize um sinal IPTV de forma ilegal está mais sujeito a ter seus dados expostos e vulneráveis à invasão de hackers. Como todos têm ideia, esses cybercriminosos podem roubar informações digitais como número de documentos, senhas e contas de bancos para aplicação de golpes.

Sinais de IPTV legais no Brasil

Ter acesso aos diferentes programas de TV, bem como séries e filmes específicos, através da tela de um celular ou computador, é o desejo de qualquer pessoa. Isso porque, hoje em dia, o momento de maior paz e descanso de um indivíduo, costuma ser quando ele está relaxando assistindo determinado conteúdo de qualidade.

Acontece, portanto, que poucas pessoas conhecem a diversidade de sinais de IPTV, completamente legais (dentro da lei), existentes no mundo. No entanto, esse tipo de sinal costuma oferecer diferentes possibilidades de entretenimento para seus usuários. Os sinais de IPTV legais mais bem avaliados, são:

  • Pluto TV – (bityli.com/txcTLfJk);
  • Plex TV -(bityli.com/ttlcfJYQ);
  • GloboPlay – (bityli.com/ZcERx);
  • Claro Box TV – (bityli.com/TCRHlJky);
  • Oi Play – (bityli.com/olaYtKmh);
  • Guigo TV – (bityli.com/eekiQMvhY);
  • DirecTV Go – (bityli.com/ZCkLF);
  • Samsung TV Plus – (bityli.com/fwhoSbQC);
  • LG Channels – (bityli.com/KtjZoXUY);
  • Soul TV – (bityli.com/pqdphYuo);
  • Rlaxx TV – (bityli.com/plMOqApC);
  • Vivo Play – (bityli.com/MbUAwSkC).

Conheça o Tv Box e saiba quais são os melhores aparelhos

Ainda que as Smart Tvs já estejam presentes na casa e na vida de diversos brasileiros, algumas pessoas ainda não possuem acesso à essa tecnologia. Isto é, ainda que as Smart Tvs estejam em um preço mais em conta, elas ainda não são acessíveis para todos.

Desse modo, existe uma solução que promete levar a internet à sua TV, ainda que ela não seja Smart. Isso pode ser feito através de um Tv Box. Trata-se de um aparelho capaz de fornecer à sua TV, uma rede de internet. O aparelho faz com que as TVs convencionais tenham as mesmas funções de uma Smart.


Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz