Telma Maciel (Foto: Ana Sheyla Fernandes)

O drive-thru de teste para Covid-19, disponibilizado pelo Governo do Estado, foi reiniciado nesta segunda-feira (26). Desta vez, a ação acontece no estacionamento do Parque Estadual do Rangedor, no Calhau, até o dia 13 de novembro. São três tendas à disposição da comunidade, no horário de 8h às 16h. 

O público-alvo será, inicialmente, de idosos e gestantes. O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, explica que o sistema de drive-thru faz parte de uma política de saúde fundamental e estratégica no combate à Covid-19. 

“Chegamos em quase 400 mil testes realizados dentro da rede pública de saúde. O Governo do Estado, desde o início da pandemia, priorizou a testagem. Na nossa rede pública de saúde, disponibilizamos testes de diversos perfis, desde o teste rápido, passando pelo sorológico e PCR. E sentimos a necessidade de ter um sistema de drive-thru voltado para idosos e gestantes, que é um público muito vulnerável ao coronavírus. A nossa estimativa diária agora é de 600 atendimentos por dia aqui no Rangedor”, explicou Marcos Grande. 

O administrador de gestão ambiental Fernando Coimbra, de 60 anos, foi um dos primeiros a comparecer ao drive-thru nesta segunda-feira. “Acabei de completar 60 anos e vi uma boa oportunidade de fazer o teste para saber se tive ou não Covid-19. Acho muito importante essa iniciativa do Estado em proporcionar isso para a população. Fazer o exame sem precisar sair do carro nos dá mais comodidade e ainda dá celeridade ao processo de testagem”, avaliou o administrador. 

A professora Telma Maciel também procurou cedo o teste. “É importante fazer o teste para saber se a gente está bem mesmo. E achei ótimo fazer o teste dentro do carro, porque aí não entra em contato com ninguém, o risco é bem menor de se contaminar”, comentou a senhora, de 69 anos.  

O serviço foi ofertado pela primeira vez em São Luís no mês de setembro. Na capital, 14.418 pessoas realizaram os testes rápidos, sendo que 81,80% testaram negativo. Em Imperatriz, o serviço esteve disponível de 5 a 23 de outubro e foram testadas mais de 3.400 pessoas. A coordenadora do drive-thru, Lícia Dourado Trinta, explica que a realização do teste dentro do veículo vai além da comodidade, é uma forma de garantir a proteção do público.  

“O atendimento no carro não é para excluir ninguém, mas sim para garantir a segurança do contato entre o paciente e os profissionais de saúde e entre pacientes. Tem gente que está 
positivando totalmente assintomático e, às vezes, ainda está com o vírus ativo. Por isso, essa questão da segurança para essas pessoas de grupos de risco. Em breve, vamos expandir para pessoas com deficiência” afirmou. 

Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante. 

Imperatriz

Encerrado na última sexta-feira (23), o drive-thru de teste para a Covid-19, disponibilizado pelo Governo do Estado em Imperatriz, testou mais de 3 mil idosos, gestantes e pessoas com deficiência, público-alvo da ação. O atendimento iniciou no dia 5 de outubro no estacionamento do Centro de Convenções da cidade. Foram testadas 3.414 pessoas no total. Destas, 2.470 tiveram resultado negativo para a doença – 72% dos testados. Apenas 166 apresentaram igM reagente, fase em que a doença está ativa e o paciente transmitindo.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz