O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Joaquim Figueiredo, homenageia nesta terça-feira (7), Dia do Jornalista, os profissionais de imprensa que lutam por uma comunicação séria e verdadeira e contribuem para a construção de uma sociedade justa e democrática, com seu trabalho profissional.Para o desembargador Joaquim Figueiredo, o jornalista é o elo entre a sociedade e os Poderes constituídos da República, ajudando a promover a cidadania.
“Parabéns a todos os jornalistas pelo seu dia! Que todos continuem desenvolvendo seu trabalho com dignidade, honrando a verdade e valorizando a democracia. Nesta importante data, presto uma homenagem especial aos profissionais de jornalismo que atuam no Poder Judiciário, contribuindo para o fortalecimento da Justiça”, ressaltou o desembargador Joaquim Figueiredo.
Instituído pela Associação Brasileira de Imprensa, a data foi criada para homenagear João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em razão desse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.
É uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho exercido pelos profissionais da mídia, encarregados de apurar fatos e transmitir informações. Seja para um público local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os veículos também podem ser variados: rádio, TV, revista, jornais impressos, assim como os tipos de textos jornalísticos, que às vezes vêm em formato de notícia, editorial, crônica, ou algum outro estilo.
Comunicação Social do TJMA
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentario: