Mais de 50 bairros da capital receberam a ação que segue a política de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo.
A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, segue reforçando os serviços de limpeza por toda a cidade e este ano ampliou as ações bota-fora nos bairros. O resultado deste trabalho é o recolhimento de mais de 1.300 toneladas de resíduos volumosos em mais de 50 bairros da capital. A ação tem o objetivo de combater o descarte irregular e divulgar o uso dos Ecopontos e faz parte da política de resíduos sólidos colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Diferente do resíduo doméstico comum, os resíduos volumosos não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar porta a porta, cabendo ao cidadão fazer a destinação ambientalmente adequada, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei Federal 12.305/2010.
Em São Luís, para garantir o descarte correto destes resíduos estão sendo implantados Ecopontos por toda a cidade. Já são 11 em pleno funcionamento e o 12º entra em operação ainda este mês. Ampliando esta política, dois novos Ecopontos já estão em obras (Centro e Itapiracó). Outros Ecopontos estão sendo licenciados para terem as obras iniciadas. A meta do prefeito Edivaldo é encerrar a gestão com 30 Ecopontos em pleno funcionamento.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância desta ação. "O bota-fora é mais um dos serviços de limpeza urbana executados pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de manter a cidade limpa e evitar o surgimento de focos de doenças, a ocorrência de acúmulos de água e a poluição ambiental. Neste período de chuvas intensas este trabalho foi ampliado e ao longo do ano manteremos estas ações, pois elas coíbem o descarte irregular pela cidade", disse.
BOTA-FORA
Este ano, as ações bota-fora já foram realizadas nos bairros de Fátima, Radional, Vera Cruz, Santa Cruz, Forquilha, Bequimão, Jardim América e Turu. Durante o bota-fora, agentes de limpeza fazem o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Antes, são realizadas reuniões com as comunidades, informando a data em que a ação será executada e como os moradores devem fazer o manejo do resíduo para o descarte.
A ação é bem recebida nos bairros onde é executada. No Bequimão, onde a Prefeitura realizou o bota-fora dias 29 e 30 de março, a dona de casa Lourimar Mendes Araújo aproveitou a oportunidade para descartar uma TV que há muito tempo estava sem uso e ocupando espaço em sua casa. "Eu não sabia o que fazer com essa TV, por isso, ela estava guardada aqui em casa há bastante tempo. Acredito que muita gente seja como eu, mas com a Prefeitura vindo recolher na nossa casa facilita muito, por isso, achei muito boa essa iniciativa", disse.

No Bairro de Fátima, onde ocorreu a primeira ação bota-fora deste ano, Mariano Santos Rosa Júnior fez uma limpa em casa, como ele mesmo disse, e descartou pneus, caixas de som sem uso, um aparelho de televisão avariado, além de móveis, utensílios plásticos, resíduo têxtil e muitos outros. "Um dia antes saí de cômodo em cômodo em casa, juntando tudo que fazia tempo que queria jogar fora e não sabia como. Juntei com tudo que estava acumulado no quintal e trouxe para a rua quando a caçamba do bota-fora chegou", explicou.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz