Com esta unidade já somam mais de 150 escolas e 800 salas de aula climatizadas entregues na gestão do prefeito Edivaldo, que tem como uma de suas prioridades a educação municipal.


A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior avança na melhoria da rede de ensino da capital. Nesta quinta-feira (8) foi entregue mais uma escola totalmente reformada, ampliada e climatizada. Desta vez, foi o Anexo II Luz Divina, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Hortência Pinho, na comunidade de Inhaúma. Por meio do programa de melhoria da rede de ensino, a Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), já requalificou mais de 150 escolas e climatizou cerca de 800 salas de aula resultados dos investimentos feitos pela gestão do prefeito Edivaldo que somam-se a outras que integram os cinco pilares do programa Educar Mais.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a reforma atende aos anseios da comunidade. "Esta reforma completa da escola é uma mostra do comprometimento da gestão do prefeito Edivaldo com a educação. Tivemos um diálogo mais próximo com as mães e agora estamos trazendo a resposta que é a reforma da infraestrutura, pois seguimos a orientação do prefeito Edivaldo de que as crianças têm que ter espaço adequado para sua formação", disse o secretário.

O Anexo II Luz Divina funciona nos dois turnos, matutino e vespertino, com 121 estudantes do Ensino Fundamental, 1º ao 5º anos e 30 crianças da Educação Infantil. No pacote de requalificação todo telhado foi revisado, a parte elétrica foi refeita e a unidade recebeu novas luminárias. A parte hidráulica também foi reformada. A unidade escolar recebeu pintura interna e externa.

A gestora Maria Rosa Baldez, que mora na comunidade há 60 anos, diz que o mais importante é ver a alegria dos alunos e das mães com a nova escola. "A climatização vai melhorar a qualidade das aulas, e toda a comunidade só tem a ganhar, estamos com uma escola acessível, com rampa na entrada e duas novas salas de aula que foram construídas já priorizando o público com mobilidade reduzida ou cadeirantes", informa.


A U.E.B. também recebeu grades em todas as janelas, que tiveram nova pintura. Os dois banheiros, masculino e feminino, foram reformados e o calçamento externo foi revitalizado. Ao todo são cinco salas e a sala para os professores, que possui banheiro exclusivo. A escola tem ainda cozinha e pátio coberto.

Para Ariane Maria, mãe de Liedson Bispo, 2º ano, a reforma era necessária. "Muito bom porque os alunos vão até prestar mais atenção nas aulas devido à climatização e a construção das duas novas salas", falou.

Juliana Santos, 8 anos, estudante de 3º Ano, achou a escola muito bonita. "Tá bem melhor que antes. Agora está tudo novinho e limpo e ainda tem ar-condicionado. Melhorou bastante", frisou.

Participaram da entrega da escola os técnicos da Semed; os representantes da Vale, o Relações Institucionais Dorgival Pereira e o gerente de Relações com a Comunidade, Daniel Florenzano; e a supervisora de Relações Institucionais, Joana Burgos, da Alumar. As duas empresas desenvolvem projetos em parceria com a unidade escolar.

As reformas das unidades escolares é um dos apenas uma das frentes de trabalho que o prefeito Edivaldo tem realizado na área da educação e que integra o programa Educar Mais, iniciativa baseada na consolidação de uma política pública educacional com foco em cinco pilares desenvolvidos de forma articulada: Sistema de Avaliação, Gestão, Formação Docente Continuada, Melhoria da Infraestrutura e Monitoramento e Acompanhamento do Programa.

Além das reformas, o Educar Mais resultou na implantação do sistema de avaliação, denominado Simae. Através do sistema, a Secretaria Municipal de Educação obteve conhecimento científico sobre cada uma das salas de aulas e, individualmente, de cada aluno. A partir da avaliação das 15 habilidades que a criança tem que apreender até os 8 anos de idade, foi possível identificar o que ainda precisa ser melhorado. São habilidades fundamentais para o desenvolvimento da trajetória educacional. A Formação Docente Continuada também é um dos pilares do Educar Mais.

Outras ações na área da educação contribuíram para as melhorias no ensino. Entre elas está a implantação do Sistema de Gestão Escolar - Sistema para Administração e Controle Escolar, com Diário online, matrícula online e controle escolar, para citar algumas.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz