Se algum amigo seu mandar uma mensagem dizendo “aperte o esquilo” ou “toque no botão”, apenas ignore. Ela provavelmente contém uma bomba de caracteres que trava o WhatsApp ou o Facebook Messenger no Android.

O que parece uma mensagem simples pode conter mais de 40 mil caracteres. A maioria deles fica oculta, então o usuário não pode vê-los — mas o aplicativo precisa lidar com eles mesmo assim.


No caso do WhatsApp, a mensagem é tão longa que tem um link “Ler mais” adicionado automaticamente no final. Ao tocar nele, o aplicativo tentará processar o que parece ser uma mensagem simples de texto, até o Android exibir a mensagem “WhatsApp não está respondendo”.

A pegadinha envolve copiar um texto de 120 KB e enviá-lo como uma mensagem de texto comum — e o WhatsApp não está preparado para isso, pelo menos no Android. A versão web não é afetada.

O Messenger tem um problema semelhante. É possível colar a bomba de caracteres no Android e enviá-la para qualquer pessoa. Não haverá um link “ler mais”, mas se ela tocar na mensagem, o app pode travar.


No entanto, o Messenger bloqueia o envio através da web

A mensagem também pode travar o Instagram se for enviada através do Direct.

No caso do Telegram, eu não tive sucesso nem enviando pelo web, nem através do próprio Android. Ele quebra a bomba de caracteres em várias mensagens, e não sofre travamentos.

Também não tive problemas no Gmail. Enviei a mensagem para mim mesmo na web, e no Android, aparece a opção “Ver toda a mensagem”, que não trava o aplicativo.

Por enquanto, não há nenhuma correção para os apps afetados — como WhatsApp e Messenger — mas eles funcionam normalmente após serem fechados e reabertos. Só evite tocar na mensagem.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz