Foto: Escola Militar Tiradentes 


O impasse começou após a Polícia Militar do Maranhão anunciar que acabaria gradativamente com os anos iniciais na Escola Municipal Parque Vitória (Militar Tiradentes). O blog teve acesso a um documento, que deixa claro a decisão unilateral da Polícia Militar em acabar com as turmas do 1º ao 5º ano na unidade de ensino.


Veja


Levando em consideração que a escola é mantida pela prefeitura de São José de Ribamar e todos os funcionários fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Educação, tendo como responsabilidade da PM apenas o trabalho disciplinar, de fato, não faria nenhum sentido a prefeitura acatar a decisão da instituição, sendo que o município tem por obrigação e como principal responsabilidade garantir o acesso de alunos dos anos iniciais na escola. 



A verdade é que a rescisão do acordo de cooperação técnica entre SEMED e Polícia Militar só aconteceu porque o município não aceita de forma alguma, que alunos da rede sejam prejudicados. Segundo informações da SEMED, a prefeitura propôs um acordo com a PM para que a escola pudesse ser mantida no mesmo formato, não sendo acatado, o município não teve outra opção a não ser buscar uma alternativa que garantisse a oferta de vagas para a comunidade e atender a população de 6 a 10 anos, na rede municipal. 


Encerrar os anos iniciais na unidade de ensino prejudicaria uma boa parcela de crianças da região do Parque Vitória. Diante da situação, a Prefeitura de São José de Ribamar buscou de forma responsável a melhor solução para o problema, que é adotar o modelo de regime disciplinar da Guarda Municipal, já aplicado nas escolas Humberto de Campos e Doutor José Silva e que tem sido muito bem aceito por toda comunidade escolar e apresentado excelentes resultados. 



O real problema está na tentativa de politicagem. Se toda a estrutura educacional, administrativa, operacional, pedagógica e, principalmente, os excelentes professores que são da rede municipal serão mantidos na escola, sendo a única mudança a parte disciplinar que passará a ser feita pela Guarda Municipal, que também tem se mostrado muito competente e que também conta com profissionais capacitados, preparados e responsáveis, fica até difícil entender o porquê de tantos conflitos em torno de uma situação já muito bem resolvida.


Fica uma reflexão, não seria mais justo manter a escola com o mesmo modelo de educação, com a mesma qualidade de ensino, podendo beneficiar uma gama maior de estudantes, do que acatar a decisão da Polícia Militar, que prejudica uma parcela significativa de crianças? Como ficariam as crianças do 1º ao 5º ano? Como ficariam os pais de crianças que querem seus filhos na escola? Todo mundo tem direto à educação. O assunto é delicado. Será que vale a pena esse jogo de segregação de alunos e manter a escola só do 6º ao 9º ano?

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz