Foto: Divulgação 

Diálogos de forma didática e educativa, abordando temas relacionados a superação dos pensamentos negativos, prevenção ao suicídio, mutilação, bullying, entre outros assuntos, tem sido a proposta do projeto Ativa Jovem, realizado pela Prefeitura de São José de Ribamar, por meio das Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Renda e de Educação, nas escolas da rede municipal. 


Um desses momentos aconteceu nesta quinta-feira (18), na Escola Municipal Alto do Turu, onde o coordenador do projeto, Denylson Serejo, ministrou uma palestra socioemocional e uma equipe de psicólogos realizou sessões de escuta especializada. 


Após a palestra, os alunos se sentem à vontade para revelações espontâneas de situações que causam desconforto, e segundo o coordenador do projeto, a procura pelos psicólogos é tão grande que as escutas se estendem durante dias em uma única escola. 


Foto: Divulgação 

"É surpreendente a procura das crianças e adolescentes por psicólogos logo após a palestra. Eles costumam se emocionar e se sentem mais à vontade para falarem de seus conflitos internos. Em 6 meses de projeto, já atendemos 13.396 alunos, isso mostra como nossos jovens precisam de suporte e acolhimento em todos os seus ambientes. Crianças e adolescentes passam boa parte de seu tempo na escola, e nesse espaço, não aprendem apenas as disciplinas. Esse é o ambiente onde criam vínculos e convivem com pessoas de diferentes realidades e personalidades", disse Denylson. 


Foto: Divulgação 

A ideia do projeto Ativa Jovem é desenvolver habilidades socioemocionais, para que cada estudante aprenda a lidar melhor com as próprias emoções. São José de Ribamar é o único município no Brasil a usar esse modelo de escuta especializada. Os psicólogos contribuem nesse processo, ensinando-os a administrar momentos de pressão, perdas e fracassos, bem como, reconhecer suas forças, fraquezas e saber lidar com situações de estresse e ansiedade, tudo de acordo com o que é permitido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz