Foto: Divulgação


O prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a Atenção Primaria de Saúde. 


Foto: Divulgação

Benefícios de usar prontuário eletrônico

Para os profissionais de saúde

Os dados dos cidadãos ficam todos no mesmo lugar, e todos os profissionais de saúde podem acessar as informações.

O prontuário eletrônico já tem um padrão para as informações que devem ser lançadas de acordo com condições avaliadas e ciclos de vida, o que torna o registro facilitado. Isso associado ao fato de todas as letras serem legíveis, o que acaba diminuindo o tempo de cada consulta.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta de organização do processo de trabalho, já que, além de gerenciar filas do sistema, ele também fornece as informações dos cidadãos acompanhados e permite o planejamento de ações da equipe

Para a gestão

Acesso aos dados consolidados ou individualizados produzidos pelas equipes;

Acompanhamento dos processos de trabalho das equipes do município;

Dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações;

Registro dos dados padronizados, de acordo com condição avaliada e ciclos de vida, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde;

Diminuição do tempo de registro dos atendimentos e melhora do fluxo de pessoas na unidade de saúde;

Extinção da necessidade de sala de arquivo;

Registro seguro dos dados e facilidade de serem restaurados, caso se percam os originais ou ocorra algum acidente.

Para os cidadãos

O prontuário eletrônico também pode ser usado como ferramenta de segurança do paciente, porque permite um bom registro clínico e melhora o compartilhamento dos dados entre profissionais. Dessa forma, facilita a revisão e discussão de condutas clínicas pela equipe de saúde.

Além disso, o prontuário eletrônico restringe o acesso aos dados clínicos do cidadão e somente os profissionais de saúde cadastrados têm acesso.

Outra vantagem é que, com o prontuário eletrônico, não há mais o problema de a letra ser ilegível, e o paciente não corre mais o risco de entender errado o que foi escrito na prescrição.

O prontuário eletrônico ainda dá segurança por não ter risco de perder dados por degradação física, química ou biológica do papel ao longo do tempo, além de permitir que se faça o backup dos registros.

1 Comentários

Deixe aqui seu comentario:

  1. Melhor gestão em anos no município de Humberto de Campos. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz