Seguindo o exemplo do Distrito Federal, a Câmara Municipal de São Luís aprovou, no início do mês, o Projeto de Lei de nº 048/2022 de autoria do vereador Ribeiro Neto(PMN), tornando o jogo de queimado como modalidade esportiva. Criado na Idade Média e praticado em países como Estados Unidos, Portugal e Japão, na capital maranhense, o jogo movimenta centenas de crianças, adolescentes e adultos.

“Nas escolas públicas e comunidades, como Liberdade, Anjo da Guarda, João de Deus, Barreto e Alemanha esse jogo é muito forte. Nas minhas andanças apoiei competições entre bairros. Jovens lideranças, como “Furacão”, integrante de um time que forma a liga do esporte na capital, questionavam a falta de incentivo, o que me fez perceber a força do jogo, e a necessidade de ser considerada modalidade esportiva. Agora, além de apoiar as competições locais, o Poder Público irá reconhecer os participantes como atletas”, disse o autor do projeto.

Embora em muitos estados o queimado já seja considerado uma modalidade esportiva, ainda não se tem notícias de competições oficiais no Brasil. Na capital maranhense sempre teve muita aceitação nas escolas públicas e nos bairros periféricos, e consegue atrair um vasto e diferenciado publico do sexo masculino, feminino e comunidade GLBTQIA+.

“O queimado é sim um esporte praticado dentro das periferias de São Luís e que recepciona a maioria da comunidade GLBTQIA+. Nós cumprimos um papel social, porque quando organizamos torneios, arrecadamos alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para doar na própria comunidade. Precisamos sim de reconhecimento e ajuda do Poder Público. Muito bom que o vereador Ribeiro Neto tenha apresentado esse projeto de lei para que nós, enquanto times de queimado, sejamos reconhecidos”, enfatizou “Furacão”, jovem que participa de uma das equipes que forma a liga do esporte em São Luís.

Além da inclusão e acessibilidade, o PL objetiva fortalecer uma pratica esportiva educativa, levando os jogadores a se entender como adversários e não como inimigos – o que de maneira direta auxiliará na construção de identidades, baseada no respeito. O projeto prevê, também, a valorização de uma boa convivência, cidadania, diversão e aprendizagem para os praticantes da modalidade, independente de gênero, idade, raça ou credo.

“Apesar de não parecer prioridade, principalmente para aquelas pessoas que jamais participaram ou ouviram falar no queimado, pois suas diversões são jogos eletrônicos, o PL serve para que o esporte receba incentivo. Nem todo mundo dispõe de R$5.000, (cinco mil reais), em média, para comprar um Playstation. A maioria da população não tem esse privilégio. Eu tenho certeza que ao apresentar e defender o projeto, cumprir com a função precípua do vereador, que é o de representar os interesses da população. Assim como asfalto, segurança, saúde e educação são importantes, o esporte também merece atenção, principalmente quando beneficia os menos favorecidos”, finalizou Ribeiro Neto.

ORIGEM:

O esporte, segundo relatos, nasceu na Idade Média, mas precisamente no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia. Na época, o rei Papus treinou seus soldados contra a invasão dos Bárbaros por meio de arremesso de bolas de fogo. O treinamento obteve tanto sucesso que passou ser jogo nas festividades.

OUTRAS DENOMINAÇÕES:

No mundo, o jogo recebe inúmeras denominações do tipo: Baleada ou Matada(Paraíba) Baleado(Bahia), Bola Queimada(Paraná), Caçador(Rio Grande do Sul), Carimba ou Cemitério(Ceará), Carimbada(Goiás), Mata-mata ou Mata-Soldado(Santa Catarina), Jogo do Mata(Portugal), Dodgeball ou Prisonball(Estados Unidos). Em Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, assim como no Maranhão, o esporte é conhecido como Queimado.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz