Faltando três semanas para arrumar as malas e sair do Palácio dos leões, Flávio Dino deverá deixar um verdadeiro elefante branco como forma de presente do seu governo para moradores da grande ilha, trata-se do projeto de implantação do sistema BRT que já custaram muitos milhões aos cofres públicos e que infelizmente não sairá do papel tão cedo.


Anunciado em 2017 pelo próprio governador, Flávio Dino, o BRT não será mais instalado na gestão do comunista, e talvez nem do seu sucessor, Carlos Brandão. O projeto que está sob responsabilidade da Agência de Mobilidade Urbana, virou um enorme problema e infelizmente pode acabar se tornando apenas mas um símbolo de desperdício de dinheiro público.

As obras para instalação do BRT foram divididas em lotes, os quais compreendem nessa primeira fase o prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros, requalificação da Avenida São Carlos, Requalificação da Avenida Litorânea da Foz do Rio Pimenta à Foz do Rio Calhau e a Requalificação da Avenida Colares Moreira até a Rotatória do Calhau, totalizando quase oito quilômetros de intervenções. O lote 2 compreende a requalificação da Avenida dos Holandeses e a rua Búzios. Com 13,5 quilômetros de intervenção, inicia na Avenida Atlântica, no Araçagy e finaliza na Rotatória do Calhau. Desenvolvido pelo Consórcio DP Barros, a requalificação da Avenida dos Holandeses está sendo realizado em etapas, sendo que a primeira parte, compreende a entrada da Praia do Araçagi até a altura da UPA do Araçagi. Todas essas informações são oficiais repassadas pelo Governo do Maranhão.

Todo esses trechos eram para ter sido entregues no segundo semestre de 2020. No entanto, apenas 1800 metros que compreendem um trecho da Holandeses próximo a UPA do Araçagy, a Avenida São Carlos e o prolongamento da Avenida Litorânea estão em fase adiantada.

Por conta disso, na época o presidente da MOB, Daniel Carvalho, já havia admitido que não teria como garantir a instalação do BRT até o prazo previsto que seria em junho deste ano.

Na MA-203 trecho por onde deveria passar o BRT, já está sendo considerada uma das Rodovias estaduais mais perigosas do Maranhão, mesmo com o término da obra, a rodovia passou a registrar inúmeros acidentes e muitos deles envolvendo vitimas fatais.








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Blog do Marcello Diaz