A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu, nesta quinta-feira (24), o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao poeta e radialista Pedro Célio Forte Sampaio. A homenagem foi proposta pelo Decreto Legislativo 1010, de 17 de fevereiro de 2022, oriundo do Projeto de Decreto Legislativo 107/2021 de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL), que justificou a comenda pelo muito que o homenageado tem contribuído para o engrandecimento sócio politico e cultural da Fortaleza. A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Mesquita (PDT), no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Marcelo Lemos agradeceu aos vereadores por terem aprovado por unanimidade a concessão do título de cidadão de Fortaleza a Pedro Sampaio. “Ele é um cabra macho, que veio da localidade de Catuana, em Caucaia e vem lutando pela cultura e pela causa gonzaguiana. Incentivador do Carnaval e de Festivais de Quadrilhas, essa é uma das homenagens mais justas que essa Casa já concedeu. Como comunicador tem levado as notícias da Câmara para o mundo. Precisamos de pessoas como você para manter a cultura viva. Receba esse título mais que merecido, pelo profissional, cidadão, pelo ser humano que você é e defensor da cultura do Ceará”, disse.

O vereador Jorge Pinheiro parabenizou o homenageado, afirmando que todos os vereadores se acostaram a propositura, por ser o homenageado muito querido por todos, por sua alegria e profissionalismo. “É um grande homem, um grande incentivador da cultura, que ama Fortaleza!Todos os assuntos ele tem um poema, um cordel, uma história para contar. E hoje podemos dizer que Pedro Sampaio é cidadão fortalezense. Hoje você pode dizer ‘Fortaleza é minha, e eu sou de Fortaleza’. Obrigado por sua amizade, seu carinho e sempre defender a Câmara e Fortaleza”, ressaltou.

Após receber o título de cidadão honorário de Fortaleza, Pedro Sampaio fez seus agradecimentos. “Vou falar dessa cidade, a emoção que senti. Fiz essa música em homenagem a Fortaleza para mostrar meu amor por essa terra. Aqui nasceram seis filhos, muitas histórias vivenciadas. Esse momento agora mexeu muito com meu coração, pessoas tão queridas aqui presentes. Hoje sou cidadão de Fortaleza de fato e de direito. Essa terra me deu muitas alegrias. Moro num lugar que é Conjunto Ceará há 38 anos. Se eu caminhar um pouco estou em minha terra, Caucaia. Mas também é momento de saudade. Como eu gostaria que estivessem aqui Luciano Girão, Marcílio Câmara e Iraguassú Teixeira, pessoas muito importantes para a Cultura, mas que estão em outro plano. Quero agradecer a Deus por esse momento,” concluiu.

No final aconteceu uma apresentação de sanfoneiros presentes, como Waldonys, Adelson Maia, Ruanzinho, Mateus do Acordeom, Aldira, entre outros e os dançarinos do Grupo Terra da Luz

A mesa solene foi composta pelo vereador Marcelo Lemos; pelo presidente da Academia Poética Brasileira embaixador Internacional da Paz da França e Suécia, Mário Lincoln Santos; pelo vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Caucaia, professor Carlos Augusto Vasconcelos; pela presidente da Colônia Gonzaguiana de Fortaleza, Joana D’Arc Torres de Menezes e pelo vereador Jorge Pinheiro.

Perfil

Poeta Escritor e Profissional de Imprensa da crônica esportiva e do rádio jornalismo politico que há 16 anos e 9 meses atua na cobertura diária das atividades legislativas da Câmara Municipal de Fortaleza para dois grandes veículos de comunicação radiofônica: Radio Cidade AM 860 e FM Dom Bosco 96,1 além do seu Portal-Web-Radio minhacidade.net .

Coberturas marcantes de muitos eventos da Câmara Municipal de Fortaleza dentro do Palácio da Cidadania como também em atividades da Câmara Itinerante, Pedro Sampaio leva o nome da nossa cidade aos mais distantes Rincões desse Pais. Já atuou de forma decisiva em momentos importantes com apoio da CMF, como na eleição para Coordenação Nacional do Movimento Familiar Cristão em Araraquara-SP onde foi eleita a representação de Fortaleza para presidir o MFC Nacional.

Como membro do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal, em sua passagem na Diretoria, realizou e produziu atividades que marcaram grandes momentos ao lado de grandes nomes como Jornalista Paulo Tadeu, Laerte Bezerra e de saudosas memórias Messias Pontes e Itamar Monteiro, dentre tantos outros nomes.

É autor da letra de uma canção que exalta Fortaleza pelo seu aniversário, apontada pelos conhecedores como uma das grandes homenagens a nossa Cidade com título de: “Minha Fortaleza” e teve arranjos do Maestro Adelson Viana, interpretação de Chico Paulo Viana. Com passagem pela Associação Cearense de Imprensa (ACI), Pedro teve destacada atuação nas gestões Paulo Tadeu e Ivonete Maia. Trabalho reconhecido em prol de Fortaleza nas lutas do Conselho Comunitário do Conjunto Ceará e Conselho Comunitário da Quarta Etapa, onde formou vários profissionais para Comunicacional atraves do Sistema de Rádios Comunitárias.

Seu trabalho é reconhecido em várias comendas e troféus pela Câmara Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Secultfor e de outras entidades Culturais espalhadas pelo Nordeste e pelo Brasil, é membro hoje de quatro Academias Literárias sendo presidente em uma delas, a Alac -Academia de Letras e Artes de Caucaia sua terra natal, da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (ABLAC), Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) e Academia Poética Brasileira (APB) com sede em Curitiba-Paraná sendo vice-presidente da Seccional Ceará.

Como um promotor e divulgador da cultura da sanfona a cultura gonzaguiana tem história no Radio Cearense e na Produção do Arraiá Luiz Gonzaga no Conjunto Ceará. No Carnaval de Fortaleza é uma grande referência na sua promoção através das grandes Coberturas pelo Radio e Portais, desde os bastidores com as Agremiações Carnavalescas at´r o Desfile Oficial Municipal da Avenida Domingos Olímpio com destacada atuação montando sua equipe há mais de 20 anos fazendo Coberturas em transmissões ao vivo de todo Evento Carnavalesco.

Pedro Sampaio. Na TV Fortaleza da CMFor apresentou por mais de dois anos o Programa “O Poeta e a Sanfona” interrompido em virtude da pandemia. Recentemente teve um trabalho reconhecido nacionalmente e está sendo utilizado em escolas com título 12 Apóstolos da Ciência Que Serviram a Humanidade, em Literatura de Cordel e tem vasta produção nessa modalidade literária. Foram vários prêmios conquistados “Mororó Padre Versus Tirania” em parceria com a professora Esmeralda Costa que lhe valeu recentemente o Título de Cidadão de Groaíras aos autores, além de outros trabalhos. Relacionado à ciência, esteve representado numa Conferencia Internacional de Radioatividade, e seu trabalho entrou em um livro paradidático para a Academia Universitária falando desse assunto.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz