Certamente mais uma noite que ficará registrada na história do município ribamarense, na última segunda-feira (19)  foi realizada mais uma edição do "Escuta São José de Ribamar"o tema abordado foi a "Educação", milhares de pessoas lotaram a chácara Nossa Senhora da Conceição no bairro Piçarreira para ouvir e apresentar as suas propostas.

Antes de iniciar a dinâmica das propostas elaboradas pela população, o prefeito e candidato a reeleição Eudes Sampaio (PTB), falou das grandes conquistas na área da educação, uma delas foi o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB ) no município.


"O nosso grupo político foi o que mais fez pela educação em São José de Ribamar, hoje temos uma das melhores notas do IDEB, estamos  acima das médias do estado que foram de 3,9 pontos nos anos iniciais e de 4,5 nos anos finais, isso tudo é fruto de um trabalho desenvolvido com muita responsabilidade e dedicação", assim disse o prefeito Eudes Sampaio.


O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.


As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. A média do sistema educacional dos países desenvolvidos é de 6 pontos.

O município de São José de Ribamar apresentou avanços nos resultados. Nas séries iniciais (1° ao 5° ano) a média foi de 5,6, já nas finais (6° ao 9° ano), o IDEB observado foi de 4,6. Em 2017, esses números eram, respectivamente, 5,3 e 4,4.

O levantamento de 2019 mostrou que o município está acima das médias do Estado, que foram de 3,9 nos anos iniciais e de 4,5 nos anos finais, demonstração dos fortes investimentos na educação municipal.

Os grandes avanços conquistados pela educação também deve-se ao ex-prefeito e atual secretário de estado do governo Flávio Dino, Luis Fernando, um dos maiores gestores públicos do Maranhão e conhecido nacionalmente por colocar  São José de Ribamar na rota do desenvolvimento, o mesmo  esteve presente no seminário e arrancou vários aplausos durante a sua fala.

Também esteve presente o jovem, experiente e ex- secretário municipal de Saúde Tiago Fernandes candidato a vice-prefeito na chapa Eudes Sampaio. 

Durante todo o seminário foram apresentadas várias propostas para a educação feitas por profissionais da área e por pais de alunos da rede municipal de ensino, todas elas foram ouvidas pelo prefeito Eudes Sampaio e sua equipe de trabalho para serem analisadas e implantadas no seu governo.



Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz