Rigo Teles destaca papel de cooperativas em  alusão ao Dia da Integração Cooperativista
Rigo Teles lembrou o Dia da Integração Cooperativista durante a sessão solene desta quinta-feira
Para lembrar o Dia da Integração Cooperativista, comemorado nesta quinta-feira (5), o deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia para destacar a importância do cooperativismo que, pela ótica dele, preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, com o objetivo de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.
O parlamentar aludiu ainda ao cooperativismo como uma junção de forças e ideias, visando ao interesse do progresso social, por meio do auxílio mútuo, pelo qual aqueles que se encontram na mesma situação conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência. Ele assegurou ainda que o cooperativismo no Brasil cresceu em decorrência do descontentamento de uma significativa parcela de pessoas descontentes com a elevada taxa de desemprego e baixos salários.
“O desemprego e os baixos salários provocaram uma resposta, que foi a união os trabalhadores, com vistas a melhorar a qualidade de vida, resultando na criação e no sucesso do cooperativismo.  Como fator econômico, o cooperativismo atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores disposições de prazo, preços e eficaz instalação de uso comum”, disse o deputado.
Em outro trecho de seu pronunciamento, Rigo Teles enfatizou: “O ser humano vem trabalhando em conjunto desde os tempos primitivos, na colheita e na produção de bens de consumo. Alguns teóricos defendem a ideia de que todos os frutos do trabalho comum deveriam ser repartidos igualmente. Outros, consideram que todas as vezes que esse sistema foi tentado, os trabalhadores perderam. Perderam tanto que perderam até o próprio estímulo pelo trabalho, ficaram desinteressados e insatisfeitos. No fim, em um sistema onde lucros são repartidos entre todos os participantes da cadeia produtiva ou onde o lucro é concentrado em poucas pessoas, que pagam a mão de obra por salários, nem sempre justos, a união de trabalhadores é percebida como principal garantidora de requisitos mínimos para que os exercícios satisfatórios do trabalho, e protetora contra possíveis abusos vindos de diversos sujeitos e situações”, justificou.
 E prosseguiu: “Falando em cooperativismo, da mesma forma, a gente pode falar também de associativismo, pois que se engajam tudo em uma mesma forma e temos que trabalhar e incentivar mais ainda. Houve muito incentivo em outros governos, mas todos as esferas, municipal, estadual e federal, precisam incentivar as cooperativas, o associativismo e também o sindicalismo. E nós fizemos um trabalho de grande esforço, assim como alguns parlamentares, a exemplo do ex-senador Edson Lobão e alguns deputados, que colaboraram. Foram muitas idas e vindas a Brasília. E nós queremos prestar contas dessa trajetória”.
Conforme o deputado, o trabalho a que ele se refere rendeu frutos e no dia 14 de dezembro de 2019, em Barra do Corda, ele entregou quatro caminhões F - 4000 para as associações da cidade, em incentivo à agricultura familiar, além de um caminhão carga aberta de carroceria, uma fábrica de gelo, um caminhão frigorífico para transportar o gelo e ajudar os pescadores, 18 kits para irrigação e 118 kits de pescas.
“Foi uma festa grande, onde nós colocamos, no espaço do clube da Maçonaria de Barra do Corda, aproximadamente três mil pessoas, 80% vindo da zona rural e acreditando, recebendo o seu implemento, indo até o seu povoado e, assim, está desenvolvendo a agricultura. E, graças a Deus, Deus tem visto tanto isso e aprovado que o inverno tem sido bom e a agricultura vai ser uma das melhores dos últimos anos. E, para prestigiar o nosso evento, nós contamos com a presença de grandes parlamentares do Maranhão. O deputado federal Júnior Lourenço esteve presente, nos prestigiando; o deputado Marreca Filho, e o deputado Josimar de Maranhãozinho", disse ele, destacando ainda  as presenças dos deputados estaduais  Leonardo Sá, Vinícius Louro,  Daniella Tema e Detinha.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz