A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal Saúde (SEMUS), dará início, do período de 23 de março a 22 de maio, a 22ª Campanha de Imunização contra a Influenza, realizada em todas as Unidades de Saúde e que segue a mobilização nacional de imunização e combate ao vírus H1N1.
Coordenada pelo departamento de Vigilância Epidemiológica/Divisão de Imunização, a campanha busca atingir toda a população pertencente ao grupo prioritário: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças entre os 6 meses e menores de 6 anos de idade, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Calendário de vacinações
A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município, bem como no Hospital Municipal e, buscando evitar filas e aglomerações devido a recomendação do Ministério da Saúde para o período pandêmico causado pela proliferação do COVID-19, a SEMUS organizou e ordenou o calendário de vacinações de acordo com os grupos prioritários.
Na primeira fase de vacinação serão imunizados os idosos com 60 anos e mais e trabalhadores da saúde, este grupo começa a ser atendido a partir do dia 23 de março (Segunda-feira). Em seguida, começam a ser atendidos os professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento, este grupo faz parte da segunda fase de imunizações e começa a ser atendido no dia 16/04.
Na terceira fase de imunizações, que terá início no dia 09/05, será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além, dos adultos de 55 a 59 anos de idade.
É importante ressaltar que no caso de portadores de doenças crônicas será necessário prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. A meta é vacinar quase 50 mil pessoas este ano no município.
H1N1 e COVID-19
Em 2019, as vacinas foram disponibilizadas apenas para indivíduos com 60 anos ou mais. Este ano, no entanto, houve uma ampliação do acesso a vacinação aos grupos mais vulneráveis, que incluem as pessoas de 55 a 59 anos.
O Ministério da Saúde promoveu ainda a antecipação da campanha, que historicamente acontecia em abril, buscando proteger a população contra a Influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, que se encontram atualmente em regime de alerta para possível aparecimento de novos casos do COVID-19.
A SEMUS alerta que apesar do momento de alarde vivido por toda a população, não se faz necessário aglomerações ou exasperação na busca de imunização pelas pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Todas as unidades estarão abastecidas e funcionando durante todo o período da campanha para atender a todos que estiverem entre o público-alvo da ação.
É importante lembrar ainda que apesar dos sintomas do COVID-19 serem semelhantes aos de uma gripe ou da Influenza H1N1, a vacina não cura este novo vírus e apenas age contra ao vírus que já circulava em anos anteriores pelo país

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz