Foi uma verdadeira maratona de entrega para a população ribamarense. O mês de setembro, marcado pelo aniversário de emancipação política da cidade e pelo Festejo de São José, ficou ainda mais cheio de motivos para comemorar. Foram dezenas de obras, ações e serviços que valorizaram nossa gente.
O prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, dedicou-se durante todo o mês para cumprir extensa agenda do aniversário de 67 anos do município e encerrou as entregas com chave de ouro. A Praça dos Voluntários da Vila Roseana, entregue no último dia 30, é fruto da premiação do grupo de voluntários do bairro, por meio do Projeto Voluntariado Municipal, que interliga as comunidades em diversas ações que beneficiam o povo da cidade e premia os primeiros colocados.
Como parte das entregas referentes ao aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar inaugurou a nova Administração Regional do Araçagy, que disponibilizará diversos serviços aos cidadãos.
Localizado no Bacuri Center, MA-203, no Araçagy, o espaço é uma extensão técnica da prefeitura e proporciona a todos os ribamarenses residentes da região e adjacências um ambiente onde serão prestados diversos serviços, tais como licenciamento de eventos, alvará de construção, alvará de licenciamento, cadastro único, serviços da vigilância sanitária, IPTU e ITBI.
Obras, ações e serviços – Setembro foi recheado de entregas. Educação, Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Juventude e outras áreas foram beneficiadas. Contrariando as dificuldades, o prefeito Eudes Sampaio trabalhou firme para garantir os presentes a toda população de São José de Ribamar.
Na área da educação, logo no segundo dia do mês, no bairro São Raimundo, Sede da cidade, Eudes Sampaio assinou ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Leda Chaves Tajra. Além disso, foram inauguradas ainda as ampliações das escolas municipais Raimundo Rocha Leal Junior e Alto do Turu e a Quadra Poliesportiva e Vestiário do Liceu Ribamarense II. No dia 30, foi entregue à comunidade da Matinha, a Escola Municipal de Educação Infantil Matinha, creche que beneficiará dezenas de crianças da região.
Já na saúde, a população da Quinta foi presenteada com a nova Unidade Básica de Saúde da Quinta, que disponibilizará inúmeros serviços de atendimentos em um espaço mais confortável e amplo para a comunidade.
Carteira estudantil – Os jovens ribamarenses têm muito a comemorar. A Prefeitura realizou a certificação de centenas de jovens do Nova Terra e Turiuba, além de iniciar as aulas do Caminhão da Juventude na Vila Sarney Filho. Mas não parou por aí. Os estudantes do ensino médio do Centro de Ensino São José de Ribamar e do Centro de Ensino em Tempo Integral São José de Ribamar receberam suas respectivas carteiras estudantis gratuitas, que lhes dão o pleno gozo ao direito da meia-passagem.
A profissionalização dos ribamarenses tem sido o carro-chefe da política de Assistência Social, Trabalho e Renda no município. Durante o aniversário da cidade, mais de 300 ribamarenses receberam seus certificados de conclusão de curso das mais diversas áreas, como panificação, corte e costura, pizzaiolo, confecção de peças, assistente administrativo, designer sustentável, entre outras. Além disso, São José de Ribamar recebeu uma Unidade Avançada do DETRAN e realizou ação social na Vila Tamer.
O Residencial Mestre Antônio e o bairro da Trizidela da Maioba receberam pavimentação. No primeiro, as ruas asfaltadas foram as 01, 02, 03, 04, além da Rua Nova, totalizando quase 2,5km. Durante anos esperando por esse momento, a população da Trizidela da Maioba teve as ruas Sete e Projetada totalmente pavimentadas, obra que garantirá melhor trafegabilidade aos moradores. Ainda por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo, a Prefeitura lançou o aplicativo SJR Iluminada, que tem facilitado a prestação de serviços referentes à distribuição e manutenção da iluminação pública por toda a cidade.
Segurança – Pensando na segurança da população, o prefeito Eudes Sampaio realizou a entrega do material bélico e do colete à provas de balas para a Guarda Civil Municipal de São José de Ribamar. Os agentes completaram o Curso de Armamento e Tiro, iniciado em janeiro deste ano e ministrado por Oficiais da PMMA, que contou com técnicas, teoria e prática sobre a utilização de armamento em ações de segurança como eventos, fiscalizações e barreiras de trânsito, abordagens a suspeitos entre outras operações.
Os produtores da cidade já têm novos equipamentos para trabalharem durante as quintas-feiras, onde é realizada a conhecida Feira do Produtor. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, foram entregues 40 novas barras aos produtores locais, dando melhores condições de exposição dos seus produtos durante as vendas.
Programação cultural – Além da apresentação da Caravana Pão com Ovo, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer lançou o Inventário Turístico da cidade. No dia 14 de setembro, Forró Sacode fez a festa no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen.
E o dia do aniversário da cidade foi marcado pela alegria da população. Na orla da cidade, próximo ao cais, o prefeito Eudes Sampaio partiu o bolo de 67 metros e distribuiu para a população. No palco, Reinaldinho e Ksulla Umassa fizeram a abertura para o grande show da Mesa de Bar, que lotou a Praça Ana Carolina e contou com milhares de pessoas, num evento que ficou para a história.