Dr. Yglésio destaca importância dos Consórcios Intermunicipais de Saúde

Nesta terça-feira (09), a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, a pedido do deputado estadual Dr. Yglésio (PDT), Sessão Especial para tratar sobre Consórcios Intermunicipais de Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, foi convidado para a sessão e falou por cerca de 30 minutos sobre o que o Governo do Maranhão pensa sobre o tema.
Autor do requerimento, o deputado Dr. Yglésio (PDT) destacou a importância do intercâmbio entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado do Maranhão.
“Oportunidade de intercâmbio de experiências, informações e projetos entre o executivo e o legislativo, essa pauta dos Consórcios Intermunicipais de Saúde é o futuro da preservação da sustentabilidade econômica do Sistema Único de Saúde. Não vejo outra forma, hoje, no atual regime constitucional de congelamento de gastos públicos que não seja dividir a conta”, disse o deputado Dr. Yglésio.
Os Consórcios Intermunicipais é pauta antiga do vice-presidente da Comissão de Saúde, o deputado Dr. Yglésio (PDT). O parlamentar já havia defendido a ideia da criação de Consórcios para a saúde em um artigo publicado no jornal O Imparcial no dia 1o de abril. No artigo, o deputado defende que “o consórcio intermunicipal na área da saúde é visto como uma associação entre municípios para a realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações”.
O secretário Carlos Lula defende que os Consórcios atuarão nos problemas de saúde de forma regional e não de cidade em cidade. Pelo modelo proposto pela Secretaria de Saúde, o Governo do Maranhão bancará 40% do custeio do Consórcio, enquanto os municípios participantes ficam com a outra parte para oferecer melhores serviços de saúde para a população.
“O Consórcio trata de economia de escala e qualidade do serviço. Eu tenho quatro municípios, A, B, C e D. Eles vão ter serviços iguais, pagando médicos iguais, sem conseguir resolver o problema da população. Se os quatro municípios se juntam e constroem um polo só e eles pagam juntos os especialistas, eles resolverão o problema da população nessa região.”, explicou Lula.
Carlos Lula parabenizou a Sessão Especial proposta pelo deputado Dr. Yglésio e destacou que é um importante espaço para debater e dar transparência às ações da pasta da saúde.
“Foi uma excelente Sessão Especial, momento para darmos transparência e debater. Nós trouxemos o exemplo do Ceará, que há uma década fez o que estamos propondo aqui hoje. E hoje [o Ceará] é modelo de saúde para o Brasil inteiro. Nós acreditamos que o Maranhão possa ser modelo de referência de saúde para o Brasil.”, defendeu.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz