Unidade funciona no Anil e foi entregue à população nesta quarta-feira (12) totalmente reformada pela gestão do prefeito Edivaldo que avança na política municipal de saúde nos campos da prevenção e tratamento
Centro de Testagem e Aconselhamento do Anil visa atender a população com informação e tratamento para ISTs/HIV/AIDSA Prefeitura de São Luís entregou, nesta quarta-feira (12), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Anil completamente reformado. A reinauguração da unidade de saúde, realizada como uma das ações do Dezembro Vermelho, reforça o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com as políticas voltadas para a prevenção e o tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/AIDS). Com a reforma, o equipamento de saúde recebeu investimentos para a melhoria das instalações e, consequentemente, aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.
As melhorias realizadas na infraestrutura do CTA do Anil incluíram reforma das instalações elétricas e hidráulicas, além de recuperação da caixa d'água, pintura, telhado, piso e mobiliário novo. O centro recebeu também sete novos aparelhos de ar-condicionado. A unidade de saúde conta com farmácia básica e especializada, médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogo e aconselhadores. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Os CTAs trabalham com a Prevenção Combinada, uma estratégia do Ministério da Saúde que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção. Os centros realizam o diagnóstico combinado com o tratamento, além do acompanhamento dos casos.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que resultados positivos já são observados a partir dos avanços alcançados na área. "Com a entrega da reforma de mais um CTA, a Prefeitura resgata um importante equipamento de saúde, que possui um papel fundamental entre as ações não só de prevenção, mas também de tratamento, executadas pelo poder público municipal na gestão do prefeito Edivaldo. Com investimentos como esse, ampliamos a nossa rede de cuidados e qualificamos ainda mais os nossos serviços", pontua o titular da Semus que, na ocasião, estava acompanhado pela secretária adjunta, Natália Mandarino.
Com a reforma, o centro passou a contar também com uma sala de imunização, onde serão oferecidas as vacinas prioritárias para os portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O coordenador Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Semus, Wendel Alencar de Oliveira, destaca o papel dos CTAs no enfrentamento das ISTs. "Fortalecer os CTAs é fortalecer as estratégias de enfrentamento às doenças. Este equipamento é muito importante para o matriciamento da Rede SUS de São Luís bem como para o fortalecimento da Prevenção Combinada que vai de encontro com as metas mundiais para redução dos casos", ressalta.
Representando o poder público estadual, a chefe do Departamento de Atenção às DST/AIDS/Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jocélia Frazão, explicou a importância do centro para a rede Estadual de Saúde. "Com os serviços que são oferecidos, os CTAs são equipamentos de referência para todo o estado. É louvável o fortalecimento desse serviço, que acaba atendendo também cidadãos de outros municípios, proporcionando qualidade de vida às pessoas que precisam", afirmou.
Durante a reforma, os serviços do CTA estavam sendo oferecidos no Posto de Saúde do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), apresentando uma média mensal de 2,8 mil exames no mês. A diretora geral da unidade, Meire Valéria Nascimento, afirma que a expectativa é de que haja aumento na busca pelos serviços. "Estamos esperando um aumento no número de atendimento, considerando que o novo espaço vai facilitar o acesso e favorecer o acolhimento. Teremos capacidade, por exemplo, para realizar mais de três mil exames por mês", disse a diretora.
O centro oferece, ainda, a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP), uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A PEP deve ser utilizada após qualquer situação em que exista perigo de contágio e consiste no uso de medicamentos que reduzem o risco de infecções.
PARCERIA
Em parceria com o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, é desenvolvido o trabalho educativo de levar às escolas, igrejas, festas e outros ambientes informações sobre formas de prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Através da iniciativa, os serviços oferecidos pelos CTAs são divulgados ao público jovem.
"A comunicação de jovem para jovem é ainda mais eficaz, por isso nos propomos a promover oficinas e outras ações voltadas para o público mais vulnerável às infecções", destaca André Pereira, participante do projeto, uma ação desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a ONG Solidariedade é Vida (Solivida) e a Prefeitura de São Luís.
CTA LIRA

Entregue no início de 2018, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Lira também passou por ampla reforma para melhoria da estrutura e ampliação dos serviços. A reforma do equipamento incluiu o redimensionamento de setores, troca do piso e pintura. Com as obras realizadas pela Prefeitura de São Luís, a unidade inaugurada pelo prefeito Edivaldo ganhou mais dependências, agregou novos serviços e ampliou a capacidade de atendimento.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz