Dados são do site Viajala destacados no O Globo online e consolidam a capital como destino tendência para 2019; crescimento das buscas em mais de 100% é reflexo das políticas do prefeito Edivaldo voltadas para o setor

Prefeito Edivaldo investe em turismo e São Luís se destaca como destino mais buscado no país

Em 2018, São Luís apresentou um aumento de 106% nas buscas de passagem a partir dos aeroportos de todo o Brasil. Foi o maior crescimento entre os destinos nacionais. É o que aponta levantamento do site Viajala junto aos brasileiros sobre os destinos tendências para o ano de 2019 e que foi destaque no site do jornal O Globo. Os dados refletem a política de valorização assegurada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que tem realizado diversas ações voltadas para o setor. Foram avaliadas 47 milhões de buscas feitas em setembro, além do comportamento do viajante brasileiro.

"Acreditamos que estes dados consolidam as ações voltadas à divulgação do destino São Luís em diversos estados do Brasil, ao mesmo tempo em que também fortalecemos as iniciativas na capital. A realização de programas como o Reviva, aliado à capacitações voltadas para profissionais da área, bem como participações em feiras e eventos e incentivos a novos roteiros e a realização da Feirinha São Luís, são algumas das estratégias da nossa gestão que têm fortalecido o turismo em São Luís", enumera o prefeito Edivaldo.

O prefeito destacou ainda que outra ação importante de fomento ao turismo são as obras de revitalização do Centro Histórico da Capital que estão sendo executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, considerado o maior investimento nesta área dos últimos 30 anos.

Prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda ao lado de turistas durante evento na capital Do Nordeste, além de São Luís, apenas João Pessoa (PB) aparece como destaque na pesquisa. A exploração do potencial turístico do estado do Maranhão nos últimos anos é reconhecida pelo site. Em pelo menos nove cidades maranhenses, a taxa de ocupação da rede hoteleira na alta temporada se aproximou de 90%. A elevação nas buscas a partir de São Paulo confirma pesquisas aplicadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em período de alta estação como, por exemplo, nos festejos juninos. O estado de São Paulo ocupa a primeira posição na escala de aumento de buscas, com 268%, seguido pelo Rio de Janeiro com 231%. Os dois estados são apontados como maiores emissores de turistas para o Maranhão.

As ações da gestão do prefeito Edivaldo no setor de turismo que estão sendo postas têm contribuído para a elevação do nível de satisfação do visitante. Aferição neste sentido, em pesquisa realizada pela Setur, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), revelada pelo Observatório do Turismo mostrou que 87% dos visitantes que estiveram na cidade aprovaram São Luís como destino turístico.

"Nós trabalhamos justamente para incentivar o turista do Brasil e do mundo a buscar a nossa cidade. As ações de divulgação são realizadas nesse intuito, inclusive nas nossas redes sociais, já que sabemos que é muito importante ter uma presença forte na internet", explicou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

AÇÕES

O projeto Reviva, um pacote de atividades voltadas para o fomento do setor concentrada no Centro Histórico da cidade, vem se consolidando como ação. As três atividades desenvolvidas pelo programa - Sarau Histórico, Passeio Serenata e Roteiro Reggae - tendo como ponto de convergência a Praça Benedito Leite, vem atraindo um público cada vez maior, entre maranhenses e visitantes da capital.

Outra iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que vem alavancando o turismo na capital maranhenses é a Feirinha São Luís, programa premiado na etapa estadual da X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O programa atua como indutor do turismo, contribuindo para a revitalização do Centro Histórico, concomitantemente à geração de emprego e renda. Com um ano e meio de realização, mas de 280 mil pessoas já passaram pelo local.

Além de observar o comportamento do viajante, a pesquisa site Viajala avaliou mais de 47 milhões buscas de brasileiros no site. O aumento das buscas por destinos locais, em alguns casos, pode ser atribuído à queda nos preços das passagens aéreas. No entanto, no caso de São Luís, o preço médio das passagens sofreu leve aumento; de 8,6% a partir do Rio de Janeiro, e 7,6% saindo de São Paulo.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz