solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (16), na sede do Instituto Estadual do Maranhão, IEMA, a Prefeitura de São José de Ribamar assinou Termo de Cooperação Técnica com o Corpo de Bombeiros do Maranhão para a implantação de programas e ensino voltados ao combate a violência e prevenção de drogas nas escolas da rede municipal de ensino.
Inicialmente, o projeto será desenvolvido nas escolas, Liceu Ribamarense II e Diomedes Pereira. A escolha, de acordo com o prefeito Luis Fernando, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Eudes Sampaio, é em razão do número de alunos.
“Encontramos uma cidade completamente abandonada e a situação de nossas escolas não era diferente. O Liceu Ribamarense, referência em educação de tempo integral em todo o Maranhão estava tomado por bandidos em todo o seu entorno que além de cometerem crimes também comercializavam drogas no entorno da escola que recebe centenas de estudantes”, contou o prefeito.
Não vamos permitir, completou, “que a criminalidade seduza nossas crianças e adolescentes e roube delas a oportunidade de estudar e aprender. O termo que assinamos hoje, vem pactuar ações conjuntas, município e foças de segurança, no intuito de garantir o resgate da educação cívica, valores e claro a prevenção contra as drogas”.
O secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela, parabenizou a iniciativa e ressaltou que a segurança das escolas é uma das prioridades do Governo do Estado. “Este termo reforça o compromisso do governador Flávio Dino em garantir segurança para toda a população e sem dúvida essa ação, serve de referência e amplia o projeto de segurança para as escolas municipais”, afirmou.
Além da inclusão de temas voltados a segurança e prevenção, o comandante geral do corpo de bombeiros, Cel. Célio Roberto, destacou o trabalho de proximidade que será feito com as famílias dos alunos e do entorno das escolas.
“Pactuamos hoje aqui muito mais que um programa, um estreitamento das relações polícia/comunidade. Vamos trabalhar para levar cidadania e conscientização as nossas crianças e jovens e dessa forma prevenir contra o mundo do crime, a violência e as drogas”, elencou o coronel agradecendo o empenho de sua corporação.
Também estiveram presentes, o superintendente de política civil, Delegado Dicival Gonçalves, e também coordenador executivo do Pacto Pela Paz, a comandante de segurança comunitária da policia militar, Cel. Augusta, além do secretário de transporte, trânsito e defesa social de São José de Ribamar, Cel. Araújo, e representantes da Polícia Rodoviária Federal.
Apresentação de programas de segurança
Na oportunidade também foram apresentados os programas “Exposegma” e "Pacto Pela Paz". O Exposegma, é uma exposição que existe há 7 anos e mostra a segurança no Maranhão. A exposição tem como objetivo principal levar a conhecimento da população, os trabalhos desenvolvidos por cada uma das instituições que compõe o aparato da segurança pública, bem como, promover uma melhor integração com a população, tendo como ferramenta, palestra sobre o combate as drogas e a violência, realizadas em escolas e comunidades.
Já o Pacto Pela Paz, visa estabelecer maior interatividade entre a sociedade civil e poder público no contexto da segurança pública. A força tarefa intensifica o trabalho preventivo na área de segurança pública e direitos humanos
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentario: