![]() |
Foto: Divulgação |
BRASÍLIA
Uma falha no sistema nacional de energia afetou o fornecimento de luz em estados de todas as regiões do país, na manhã desta terça-feira, 15. O apagão começou com a interrupção do fornecimento de 16 mil MW de carga no Norte e Nordeste, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)
Estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste também foram atingidos. A queda ocorreu por causa da abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), com base em notificações de filiados, confirmou que 25 estados e o Distrito Federal foram afetados. A exceção foi Roraima, que não está no sistema interligado.
Essa interligação é o conjunto de linhas de transmissão que ligam as instalações de geração de energia das regiões Norte e Nordeste com as instalações majoritariamente de consumo da região Sudeste.
No momento do apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estava no Paraguai, acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas decidiu retornar ao Brasil.
Silveira determinou a criação de um grupo de trabalho, com MME (Ministério de Minas e Energia), ONS e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para averiguar o que ocorreu.
Segundo a Folha apurou, existem várias possibilidades de caráter técnico em análise sobre o que teria provocado a queda de energia. O ONS avalia se houve um problema na Subestação Xingu, no Pará. Também averigua a interligação entre Serra da Mesa e Gurupi e Gurupi Miracema, em Goiás.
إرسال تعليق
Deixe aqui seu comentario: