Turbeculose
A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), deu início ao Mês de Mobilização de Luta Contra a Tuberculose na cidade. As ações estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
A tuberculose se mantém em todo o mundo como uma ameaça às políticas públicas de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.
A mobilização acontecerá durante todo o mês de março e tem como objetivo identificar casos novos no município, indicar o tratamento, além de conscientizar a população a cerca da doença, que tem cura e pode ser evitada.
O principal sintoma da Tuberculose é a tosse constante com duração de três semanas ou mais. Mas em alguns casos a pessoa pode apresentar febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Independente dos indícios e do tempo da tosse, o recomendado é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para realizar o diagnóstico
No Brasil, cerca de 70 mil casos novos de tuberculose são identificados por ano, com 4,5 mil casos fatais. No ano passado, São José de Ribamar apresentou 74 casos da doença. 13 novos casos foram identificados este ano.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é 24 de março e as atividades serão reforçadas nas UBS da cidade.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz