Bota-fora iniciou nesta sexta (22) e prossegue no sábado (23) combatendo o descarte irregular de lixo; ação integra a política de gestão de resíduos sólidos do prefeito Edivaldo

Ação de limpeza na Forquilha recolheu, entre outras coisas, móveis e eletrodomésticos em desuso A Prefeitura de São Luís iniciou nesta sexta-feira (22) programação voltada para intensificar os serviços de limpeza urbana no bairro Forquilha com o início da ação bota-fora, que ocorre até este sábado (23). Durante toda a manhã de sexta foram recolhidos os chamados resíduos volumosos - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas do bairro. A comunidade aprovou a iniciativa que tem sido levada a vários bairros da capital e faz parte da macropolítica de gestão dos resíduos sólidos que vem sendo colocada em prática pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
O objetivo do bota-fora é combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pelos bairros, garantindo a limpeza da região e evitando o surgimento de focos de proliferação de insetos vetores de doenças como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Outro objetivo da ação é conscientizar a população acerca da importância do descarte correto dos resíduos sólidos e o uso dos Ecopontos e garantindo que os moradores possam fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos não recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que o bota-fora é uma oportunidade de aproximar a população do serviço de limpeza urbana. "Durante a ação, além de fazer o recolhimento porta a porta daqueles resíduos que não são removidos durante a coleta domiciliar, a gente tem a oportunidade de conversar mais de perto com a população, conhecer as peculiaridades do bairro e, com isso, melhorar a prestação do serviço de limpeza urbana, que tem sido uma determinação constante do prefeito Edivaldo", disse.
APROVAÇÃO DA COMUNIDADE
Os moradores do bairro Forquilha aprovaram a ação da Prefeitura de São Luís. Já na quinta-feira (21) foram executados serviços de capina e remoção mecanizada no bairro. Domingas Correia informou que acha ótimo este tipo de ação porque ela aproveitou para descartar vários objetos que estavam sem serventia em casa como um fogão e uma bacia sanitária. "Tudo isso estava acumulado no quintal, então aproveitei a ação para descartar os objetos em desuso. Seria bom que houvessem mais ações desse tipo no bairro, pois beneficia muito a população", afirmou.
As ações de limpeza no bairro Forquilha são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda terça, quinta e sábado no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentra os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro neste fim de semana. Para mobilizar a comunidade foi realizada uma reunião na União de Moradores do Bairro Forquilha, no dia 14 de março, para que fosse organizado um cronograma de ações para a região.
ENCERRAMENTO
A programação do bota-fora será encerrada neste sábado (23), quando as equipes continuarão a recolher os resíduos sólidos e as equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando os moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação inicia a partir das 8h.
AÇÕES AMPLIADAS

A Prefeitura está ampliando as ações de bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultando no recolhimento de mais de 5 toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de 9 toneladas de resíduos foram recolhidas. No próximo fim de semana a ação segue para o bairro Bequimão.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz