Operação deflagrada nesta quinta-feira (22) cumpriu cinco mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão.

A Polícia Federal (PF) em conjunto com a Secretaria da Previdência deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) em São Luís uma operação que tem como intuito combater crimes previdenciários. Três pessoas foram presas e 221 benefícios fraudulentos foram bloqueados.

De acordo com a PF, entre os presos estão dois funcionários de uma casa lotérica e um estelionatário especialista em fraudes do INSS. A investigação começou no ano de 2015 e levou à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão dos benefícios de amparo social ao idoso e de pensão por morte. Os titulares eram pessoas fictícias, criadas por meio da internet.

O grupo criminoso atuava desde 2010, contando com a participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de um estelionatário especializado no cometimento de fraudes previdenciárias e de dois funcionários de uma casa lotérica, responsáveis pela abertura de contas para pagamento dos benefícios irregulares.

A operação, que contou com a participação de 20 policiais federais e um servidor da Inteligência Previdenciária (COINP), cumpriu cinco mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a determinação para que o INSS suspenda o pagamento de 221 benefícios.

O prejuízo, inicialmente identificado, chega em torno de R$ 13,6 milhões. O valor do prejuízo evitado com a consequente suspensão dos benefícios ativos, levando-se em consideração a expectativa de vida média da população brasileira, é de aproximadamente R$ 12,6 milhões.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema de informações e de associação criminosa, cujas penas máximas podem alcançar a dez anos de prisão.

Operação Linha de Montagem

O nome da operação é uma alusão ao esquema criminoso que estava em andamento, já que era estruturalmente ordenado e caracterizado por divisão de tarefas.
Reprodução: G1

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz