Brincadeiras genuínas se apresentam ao longo de 10 dias de programação e a cidade também se prepara para o Lava-Bois, é o São João fora de época.

A maior festa popular do país foi aberta oficialmente na noite deste sábado (23), no Parque Municipal do Folclore Therezinha Janssen, orla marítima de São José de Ribamar. O São João da cidade balneária segue até o dia 29 de junho, com mais de 100 brincadeiras que vão animar a festança.

E já na abertura, as cores, o bailado das índias, as brincadeiras além da batida forte das matracas e pandeirões deram o tom do que vai ser a temporada junina na cidade turística internacionalmente conhecida. O público presente que lotou o Parque Folclórico, gostou do que viu.

Seu Raimundo Santos, de 57 anos, disse que não há tempo melhor que o São João. “Todos os anos eu venho prestigiar as brincadeiras daqui de Ribamar porque eu adoro essa cidade, sem falar do boi de Ribamar que acompanho todos os anos”, disse o eletricista.

Além do Parque Municipal, a programação segue em outros 12 circuitos, sendo 9 oficiais além de 03 fora de época e ainda outros 04 que recebem o apoio da Prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Cultura.

Para o prefeito Luis Fernando, que antes mesmo de abrir oficialmente a temporada junina, percorreu diversos pontos da cidade prestigiando o batizado de várias brincadeiras, o São João é sem dúvida uma grande manifestação popular e que merece toda a atenção e principalmente incentivo por parte do poder público.

“Não medimos esforços para manter viva a nossa cultura e tradição. Além de um esforço muito grande para a realização da festa, também honramos com o pagamento antecipado dos cachês para que as brincadeiras pudessem se programar e assim realizar uma grande festa, a exemplo do que já estamos vivenciando”, parabenizou o prefeito.

Durante a intensa agenda de abertura do São João, Luis Fernando assinou o ato que modifica o nome do Viva Outeiro para “Praça João Damásio Pinheiro, o Garrafinha”. A justa homenagem, segundo o gestor, reflete o reconhecimento pelo trabalho e dedicação em prol da cultura ribamarense.

“Garrafinha foi um grande folclorista de Ribamar. E hoje estamos homenageando este grande homem que deixou um legado de cultura e amor que será eternizado por meio desta homenagem”, disse anunciando ainda a reconstrução da Praça e reforma da sede do boi de Ribamar.

Para a temporada, a Prefeitura também preparou um esquema especial de segurança que garante homens da Polícia Militar a pé, moto e veículos, além do destacamento do Corpo de Bombeiros e efetivo da Guarda Municipal. O trânsito também deverá ser disciplinado para um melhor fluxo de brincantes e pedestres.

Além dos sete dias oficiais da temporada junina, São José de Ribamar também já se prepara para realizar outra grande manifestação popular: a 65ª edição do Lava Bois, evento igualmente tradicional que atrai visitantes do mundo inteiro.

Além do prefeito Luis Fernando, vice-prefeito Eudes Sampaio, secretários e vereadores, prestigiaram a abertura do São João ribamarense o deputado estadual Neto Evangelísta e o deputado federal Hildo Rocha.

Lava-Bois

Com o fim da programação junina que ocorrerá dia 29, entre em cena o batalhão do tradicional Lava-Bois, que este ano chega a sua 65ª edição e deverá promover a despedida do São João em grande estilo. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de julho também no Parque Municipal do Folclore.

Nos dois dias, milhares de brincantes se divertem ao som dos principais batalhões de matraca, orquestra e zabumba, além de artistas locais. A festa começa no sábado (07), a partir das 20h e domingo (08), a diversão rola a partir das 12h.Marcello Diaz

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz