Na última sexta-feira, 30, de agosto, aconteceu o primeiro aulão de capoeira promovido pela academia de capoeira cordão de ouro, o local foi no Centro Comunitário do Residencial Flor do Ipê. Participaram do evento,  os Contra Mestres, Estrela, Leitão e  Gambá, representando o município. O principal objetivo do evento, é elaborar projetos que visam apoiar, revitalizar e divulgar as manifestações culturais.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.
A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

O projeto irá contemplar 50 crianças e jovens de baixa renda de Senador Canedo, o projeto também visa a aquisição de materiais como, camisas, calças,  cordas e instrumentos musicais. durante o encontro a direção da ANOC fez o convite pessoalmente para que os mesmos participem da abertura oficial do Festival Nordestino que acontecerá nos dias 18,19 e 20 de Outubro na Praça central de Senador Canedo. No final de setembro ocorrerá uma birimbalada na área coberta da Praça Criativa.



Após o aulão foi oferecido um lanche para todos os participantes, estiveram presentes a direção da Anoc, o presidente da Associação de Moradores Ivanildo Paiva (Ceará) e o vice presidente, Nenzão, onde os mesmos colocaram a disposição o Centro Comunitário para as próximas atividades da comunidade em geral.

O próximo aulão contará com membros de outras academias, e segundo o presidente da Anoc, Michel Manoel, o mesmo irá convidar o prefeito Divino Lemes, Secretária de educação e cultura, Maria Emília e o Vereador Rosalvo Pereira para participarem do evento.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz