Fábio Macedo comemora balanço positivo de seu mandato em 2019
O deputado entregou presentes para crianças carentes em 2019
O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) finaliza o ano com uma atuação parlamentar forte e marcada pela aprovação e sanção de projetos de lei importantes, que tiveram como premissa o cuidado com a vida e, principalmente, a saúde mental dos maranhensesEm 2019, o deputado teve um papel importante na conquista do GNV para o Estado, que hoje é o segundo maior produto de gás natural do Brasil, e idealizou o projeto "Cuidando de Vidas".
Fábio Macedo destacou as principais ações de 2019. "Um ano de muito trabalho e aprendizado, onde, graças a Deus, conseguimos melhor servir ao nosso povo, com projetos inovadores na área da saúde mental, que garantem atendimento qualificado na rede estadual de saúde. Além disso, tivemos êxito na nossa luta pelo uso do gás natural como combustível veícular, com a assinatura do Termo de Compromisso do Governo do Estado com a empresa Eneva para exploração do Campo Morada Nova, em Bacabal, de onde será extraído o gás para tal finalidade. Um dos presentes de 2019 foi, também, o projeto "Cuidando de Vidas", que, por meio de uma caravana Itinerante, leva atendimento médico especializado no combate à depressão e outras doenças mentais e emocionais. Abençoado seja 2020 e que venha com muito amor, paz, prosperidade e justiça social para o nosso povo. Que tenhamos muitas vitórias e realizações", disse o parlamentar.
Projetos de Lei
Como forma de combater a depressão, que tem sido uma das doenças que mais tem acometido as famílias brasileiras, o deputado estadual Fábio Macedo criou três projetos de lei sancionados pelo governador Flávio Dino: Lei 11.072, que institui o Programa de Auxílio Psicológico à Depressão,  política de atenção, acompanhamento e tratamento do alcoolismo entre homens e mulheres, com a Lei 11.073 de 19 de julho de 2019, e, também, a lei 11.079, de 19 de julho de 2019, Dia Estadual de Combate a Depressão - 13 de setembro. 
O Programa de Auxílio Psicológico à pessoas com depressão desenvolve uma rede de serviços de atendimento aos usuários com diferentes abordagens terapêuticas e atendimentos em hospitais de referência em saúde mental do Estado, Centros de Atenção Psicossocial  e enfermarias especializadas, assim como incentiva outras ações de prevenção e incentivo educacional de combate à depressão.
Dia Estadual de Combate à Depressão
Estabelecido em 13 de setembro,  é uma data destinada à discussão sobre a doença, as circunstâncias em que ela acontece e as formas de tratamento, além de conscientizar e sensibilizar a população sobre o assunto.
Por fim, a Política Estadual de Atenção ao Alcoolismo prevê o acompanhamento e tratamento do alcoolismo entre homens e mulheres, por meio de medidas de prevenção, controle e assistência às pessoas com dependência alcoólica.Com ações das secretarias estaduais da Saúde, Educação, Trabalho e Economia Solidária, Mulher, Segurança Pública e Ciência, Tecnologia e Informação, a política pública compreende três níveis de atenção: Básica, Média e Alta complexidade.
Cuidando de Vidas
O projeto foi idealizado com objetivo de levar atendimento em saúde mental, ações sociais e a realização de sonhos para comunidades mais carentes do Maranhão. 
Por meio do "Cuidando de Vidas", foi realizado o "Dialogando sobre a Depressão", que marcou o Dia Estadual de Combate à Depressão; a entrega de mais de uma tonelada de leite para o Hospital Nina Rodrigues e a realização do sonho do menino Adão do Geladinho.
Além disso, duas caravanas Itinerantes. A primeira levou alegria, diversão e muitos presentes para as crianças dos bairros Salinas do Sacavém e Coroadinho, no Dia das Crianças, e a segunda ofertou aos moradores do bairro Anjo da Guarda serviços especializados em saúde mental e consientização sobre a depressão, com consultas médicas com psiquiatras e psicólogos, clínico geral, pediatra e dermatologista; aferição de pressão e glicose; encaminhamentos para exames e outros serviços médicos, momentos de relaxamento, entre outros.
Comissão de Assuntos Econômicos
 No início de 2019, Fábio Macedo assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, onde pôs em destaque a causa do gás natural. A luta para garantir que recurso fosse disponibilizado como combustível veícular vinha sendo sendo travada pelo parlamentar desde a legislatura passada, quando, como vice-presidente da Assembleia, chegou a reunir-se com a direção da Eneva e da Fiema, para discutir a viabilidade do projeto. 
Por sua iniciativa, foi realizada a audiência pública “Gás natural, distribuição de gás veicular para utilização no Estado”, que discutiu as estratégias para a produção e distribuição de Gás Natural Veicular (GNV). Assim como uma visita ao Complexo Parnaíba de Exploração do Gás Natural da Empresa Eneva, em Santo Antônio dos Lopes. Fabio também defendeu, por várias vezes, a temática na tribuna da Assembleia Legislativa, além de cobrar nós meios de comunicação posições mais claras da empresa sobre a produção e distribuição do gás.
Hoje, o GNV se aproxima cada vez mais da realidade dos maranhenses, já que foi celebrado um Termo de Compromisso  entre o Governo do Estado e a Empresa Eneva, que vai possibilitar o fornecimento do gás natural que será disponibilizado como combustível veícular (GNV) e, também, fornecido para indústria. O gás será extraído do Campo Morada Nova, em Bacabal.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz