O Hospital Municipal de São José de Ribamar já possui destaque no estado pela qualidade no atendimento, modernidade e conforto das instalações e equipe médica de ponta. No entanto, outro destaque vem chamando a atenção e agradando tanto a população ribamarense quanto dos demais municípios da região metropolitana; a realização periódica de cirurgias eletivas, que através dos mutirões aos fins de semana atendem um grande público e tem diminuindo a quase zero a fila de espera por esses procedimentos.
No último sábado foi a vez dos procedimentos oftalmológicos, que já eram esperados por algumas pessoas que ansiavam restabelecer a uma condição saudável um dos sentidos mais importantes do ser humano, a visão. Foram oferecidos os procedimentos cirúrgicos para os problemas de catarata e pterígio à 50 pacientes da Rede Municipal de Saúde.
O objetivo dessas ações é potencializar o número de procedimentos, diminuindo a fila de espera de pacientes e garantindo maior qualidade na saúde. O sistema de saúde municipal é pioneiro na efetivação desse tipo de procedimento de pequena e média complexidade, permitindo maior conforto aos pacientes, que não precisam ser transferidos para unidades de alta complexidade na capital.
O prefeito Eudes Sampaio esteve no Hospital Municipal durante a realização do mutirão de cirurgias e, acompanhado do secretário municipal de saúde, Thiago Fernandes, pode ver de perto o tratamento e atenção que estão sendo dados aos pacientes que são submetidos aos procedimentos cirúrgicos bem como os que buscam atendimento na emergência.

Eudes Sampaio conversou com médicos, além de pacientes que passaram pelos procedimentos e ainda vistoriou as instalações do Hospital e da Maternidade Municipal. Na oportunidade ele verificou o funcionamento de diversos serviços, passando por alas da enfermaria e maternidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal em se fazer presente em todas as áreas onde as políticas públicas são mais necessárias.

De acordo com o prefeito essas ações são necessárias para desenvolver e aprimorar ainda mais a qualidade na assistência desta que é uma das unidades de saúde mais bem estruturadas do estado.
“Esse trabalho importante vem sendo realizado para zerar essa grande demanda de cirurgias. Fizemos no primeiro semestre e ao longo desse segundo semestre iremos fazer outros mutirões de cirurgias eletivas e exames laboratoriais, para que a nossa população tenha o atendimento que merece, oferecido através do esforço da Prefeitura”, comentou Eudes Sampaio.

Para o médico oftalmologista Daniel Campos, os procedimentos realizados durante o mutirão não apenas concebem mais saúde aos pacientes atendidos, mas influem diretamente na qualidade de vida deles através de mudanças significativas.

“A catarata é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, com o procedimento de hoje a gente restabelece a visão do paciente, que tem uma melhora significativa na visão e já sente os efeitos positivos no dia seguinte”.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz