Evento integra o programa Reviva, implantado na gestão do prefeito Edivaldo, que prestigiou, ao lado da primeira-dama Camila Holanda e do vice, Julio Pinheiro, mais uma edição do passeio que reuniu centenas de pessoas na noite desta quarta (28)

Ao lado da população, prefeito Edivaldo acompanha Passeio Serenata pelas ruas do Centro HistóricoEm mais uma noite de Passeio Serenata, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a primeira-dama Camila Holanda, bem como centenas de pessoas, entre turistas e ludovicenses, acompanharam, na noite desta īquarta-feira (28), pelo Centro Histórico da cidade, mais uma edição do evento, atividade realizada pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). No passeio, que tem início na Praça Benedito Leite e percorre o largo da Praça Dom Pedro II e ruas da Praia Grande, são ressaltadas a história e cultura da cidade, com acompanhamento musical durante todo o percurso, a turistas e nativos que têm prestigiado cada vez mais a atividade do Programa Reviva, ação de retorço ao setor do turismo da gestão do prefeito Edivaldo.

"Estamos mais uma vez aqui, prestigiando este Passeio Serenata, atividade que demonstra o afeto e respeito que temos com nossa cultura e história. É um teatro a céu aberto que vem despertando cada vez mais a atenção de turistas e maranhenses. Esta é apenas uma das muitas ações da nossa gestão que visa a valorização da cultura e história de São Luís, tendo como cenário o Centro Histórico", ressaltou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro, e dos secretário de Governo, Pablo Rebouças e de Turismo, Socorro Araújo. Edivaldo tem marcado presença nas edições do programa Reviva que integra, além do Passeio Serenata, o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae.

Acompanhado pelos músicos Arlindo Pipiu (violão), Eliézio (acordeon), Carlos Chinês (percussão) e Lazico (pandeiro), os cantores Spirro e Tássia Campos evocaram o passado em repertório de clássicos da denominada época de ouro da música popular brasileira. Personagens interpretadas por atores maranhenses remontam passagens da trajetória histórica da cidade para turistas e ludovicenses de faixas etárias várias que acompanham com atenção e curiosidade as apresentações.

"Esta é mais uma edição do passeio serenata do mês de novembro. Encerraremos no mês de dezembro este período de apresentações. Esse é o momento de consagrarmos a cidade, resgatando sua história, desenvolvendo o sentimento de pertencimento da comunidade e turistas. É um momento de consagração, do que consideramos um grande abraço na cidade. Temos mais é que cantar e encartar todos os dias com esta cidade que tem uma longa história que nos pertence", destacou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Atores da companhia Tramando Teatro apresentaram personalidades que marcaram a história de São Luís e do Maranhão como Ana Jansen (Tatiana Sampaio), Jerônimo de Albuquerque (Nuno Lilah Lisboa), entre outros. Na primeira parada do passeio, o ator maranhense Eduardo Reis, caracterizado com figurino de época, sublinhou a importância do escultor Newton Sá, autor da escultura Mãe d´Água Amazônica, peça central da praça Dom Pedro II. "Assinarei minha obra na memória do povo", declamou o ator para uma multidão que ocupava toda a praça, recentemente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Nesta edição, o Passeio Serenata fez uma homenagem especial à Nossa Senhora da Vitória, padroeira de São Luís e festejada neste mês de novembro, interpretada pela atriz Daina Alves. Intérprete de Ana Jansen em quase todas as edições do Passeio Serenata, a atriz Tatiana Sampaio, considera cada apresentação um aprendizado na relação com o público e com a história. Em frente ao Palácio dos Leões, onde fez sua primeira participação no passeio, Ana Jansen declamou trecho de São Luís, segundo movimento, poema do maranhense Celso Borges da obra "Música", publicada em 2005.

O pipoqueiro Carlos Henrique Moraes, 42 anos, tem acompanhado todas as edições do Passeio Serenata. "Acho muito legal. Trabalhei durante 23 anos no comércio da Praia Grande e esta é a primeira vez que estou vendo as pessoas de São Luís se misturarem com os turistas para um passeio pelas ruas do Centro Histórico", assegura o trabalhador.

Após quase duas décadas sem vir a São Luís, o cineasta maranhense Neto, disse que se inspirou para o trabalho a partir das interpretações que assistiu durante a realização do passeio. "É muito importante para os turistas ter conhecimento sobre a história do lugar que visita. E para o cidadão isso é fundamental. Esse programa tem contribuído tanto para um como para outro. Mais deslumbrante ainda é o cenário em que este passeio se realiza: as ruas do Centro Histórico de São Luís, o patrimônio da humanidade", descreveu o cineasta.

PROGRAMA REVIVA

O programa Reviva tem colaborado de maneira marcante para divulgação da cidade, sua cultura e história com três atividades marcantes: Passeio Serenata, Sarau Histórico e Roteiro Reggae. Com estas atividades o Centro Histórico de São Luís passou a receber um volume de turistas cada vez mais crescente, assim como também tem atraído os maranhenses para dar importância à sua história e cultura.

Reforçando ainda mais a valorização do Centro Histórico, a Prefeitura de São luís realiza, aos domingos, desde junho de 2017, o programa Feirinha de São Luís, destacado pelo Prêmio Sebrae 2018, como vencedor da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Segundo adiantou a secretária Socorro Araújo, no mês de dezembro, quando completa 21 anos de outorga do título de Patrimônio da Humanidade conferido à cidade de São Luís pela Unesco, as atividades do programa serão focadas para comemorar o reconhecimento da importância do título para a cidade.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz