Dando continuidade às ações de educação ambiental desenvolvidas ao longo da I Semana Lixo Zero São Luís, a Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (24), uma atividade de mobilização social no Terminal de Integração da Praia Grande. Durante a manhã, os usuários do terminal receberam dicas de como fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos, tiraram dúvidas sobre o funcionamento dos 11 Ecopontos implantados pela gestão do prefeito Edivaldo e foram incentivados a terem atitudes mais sustentáveis.

A Semana Lixo Zero está ocorrendo em diversas cidades brasileiras simultaneamente. Na capital, a Semana Lixo Zero é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Em São Luís a programação teve início segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26), com o objetivo incentivar ações sustentáveis, conscientizar as pessoas sobre a gestão de resíduos e a preservação do meio ambiente.

Nesta quarta-feira (24), a programação foi concentrada no Terminal de Integração da Praia Grande por ser um local com grande fluxo de pessoas de diversos bairros da cidade. Durante a atividade, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza abordou os usuários e conversou com eles sobre a importância da redução e não geração de resíduos, sobre o manejo ambientalmente adequado o lixo produzido diariamente e o correto uso dos 11 Ecopontos já em funcionamento em São Luís.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância desta ação. "Ao poder público cabe garantir a prestação dos serviços de limpeza urbana e ao cidadão, cabe fazer o uso correto destes serviços, com o manejo adequado do resíduo que produz, não descartando nas vias públicas e priorizando atitudes sustentáveis e que gerem menos resíduos. Com isso vamos diminuir problemas como alagamentos, entupimentos, problemas de saúde pública e que prejudiquem o meio ambiente", disse.

SEMANA LIXO ZERO

A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para se debater os problemas decorrentes do descarte irregular de lixo, assim como pensar em medidas que precisam ser tomadas para resolver estes problemas. "E é também uma oportunidade de propor à população que tome atitudes diárias para reduzir a geração de lixo. Pequenas atitudes como deixar de usar copos descartáveis já fazem uma diferença positiva para o meio ambiente", afirma a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

SAIBA MAIS - COMO SER LIXO ZERO?
Ecobag: tenha sempre sacolas reutilizáveis consigo estando sempre preparado para uma eventual compra;
Canudo reutilizável: tenha sempre com você um canudo reutilizável;
Copo reutilizável: carregue sempre uma garrafa ou copo reutilizável. Se esquecer o seu, solicite um durável ao estabelecimento;
Guardanapo: leve o seu próprio guardanapo de pano;
Embalagens reutilizáveis: leve com você seus próprios recipientes para comprar comida e levar as sobras;
Talheres: leve o seu próprio kit de talheres ou peça opções duráveis no local;
Supermercado: opte sempre por refis, ao invés das embalagens. Uma vez que você possui a embalagem, pode comprar o refil para enchê-las. Além de proteger o meio ambiente, você economiza na hora da conta.

Pratique a coleta seletiva: São Luís tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento que recebem todos os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados. Portanto, na sua casa, separe tudo o que pode ser reciclado e entregue em um dos Ecopontos. Com isso, você contribui para a proteção do meio ambiente, com a redução do descarte irregular de lixo nas ruas e a geração de emprego e renda para os catadores de São Luís.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz