O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira (17) a Salvador, na Bahia, local escolhido para ser o pontapé da caravana Lula pelo Brasil. A viagem, segundo o ex-presidente, será uma jornada para compreender a atual realidade brasileira. "É por isso que decidi voltar a andar por esse país. Não é pra falar de eleição, é pra entender o que está acontecendo nesse país. Quero andar por esse país pra despertar a consciência do povo", afirmou Lula, durante o lançamento da 3ª fase do Memorial da Democracia, em evento na Arena Fonte Nova.

"Se eles tem vergonha de contar a história deles, nós não temos de contar a nossa. Eles cassaram a Dilma, mas não cassaram as coisas boas que essa mulher fez pelo país. E eles sabem que a minha história eles não vão apagar", disse.

Durante o dia, o ex-presidente reencontrou o jovem Everton Santos Conceição, 11 anos após a histórica foto em Lauro de Freitas, que marcou a campanha presidencial de 2006. Lula andou de metrô, visitou as obras de extensão da linha 2 e foi recebido por milhares de pessoas no Campo da Pólvora, de onde seguiu para a Arena Fonte Nova. 

Lula comentou a decisão do juiz que barrou a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que ocorreria nesta sexta-feira (18). A decisão, que fere a autonomia universitária, ocorreu após pedido de vereador do DEM. Lula fundou a universidade em 2006. "Amanhã vamos para Cruz das Almas, vou dar um beijo na testa do reitor, dos professores e dos estudantes. Eles me deram esse título porque foi um cidadão torneiro mecânico, sem diploma universitário, que construiu mais universidades nesse país."

Percurso

A caravana Lula pelo Brasil vai percorrer 4 mil km de ônibus, da Bahia ao Maranhão. Amanhã, o ex-presidente segue para Cruz das Almas. O próximo estado a ser visitado por Lula será o Sergipe.

Post a Comment

Deixe aqui seu comentario:

Blog do Marcello Diaz